Oscar 2024
Nesse 10 de janeiro de 2024 teremos a transmissão da entrega do Oscar aos filmes destacados e já premiados em outros premiações, fechando assim esse ciclo bastante rico para os cinéfilos dos destaques de 2023. Boa parte chegou aos nossos cinemas, alguns já se encontram no streaming e outra parte ainda por estrear. Mas podemos dizer que foi uma safra muito boa para quem admira a sétima arte para além do mero entretenimento. A Netflix, como sempre, é o streaming que mais tem indicados. Ela fez uma aba só para os indicados e premiados ao Oscar de seu serviço. Assim você pode conferir os indicados desse ano que estão disponíveis e dos anos anteriores. Mas vou me limitar aos indicados a Melhor Filme, que já há alguns anos passou a constituir um bloco de dez filmes. “Os Rejeitados”, no cinema, drama, conta a história de um professor em sua relação com os alunos de um colégio particular para garotos e como a relação com um aluno em particular muda o mesmo e o muda também (tem uma leve ‘pegada’ de ‘Sociedade dos Poetas Mortos’). O ator principal também concorre a melhor ator.
“Ficção Americana” encontra-se no Prime Video. Ainda não assisti. Trata de um escritor que não ‘emplaca’ por não concordar com o modo dos negros serem tratados nos livros, até que resolve ‘embarcar na onda’ e faz tremendo sucesso.
“Zona de Interesse”, nos cinemas, drama. Numa sutileza que vimos levemente em “O Menino de Pijama Listrado”, esse filme descreve a crueldade nazista sem mostrá-la, a partir de uma família que mora bem ao lado de um campo de concentração. A indiferença, parece ser o grande tema, algo muito atual.
“Barbie”, para alugar ou no Max (antigo HBOMax). O grande sucesso de bilheteria de 2023, chegando a um bilhão de dólares; comédia, presta uma homenagem a famosa boneca numa linha um tanto feminista. Sem nenhuma chance nessa categoria. Talvez leve o de melhor música.
“Oppenheimer”, drama, para alugar. A segunda melhor bilheteria do ano anterior que nos conta a história da criação da bomba atômica e seu realizador. Deve ser o mais premiado do Oscar. É provável esse ano seja do diretor Nolan.
“Pobres Criaturas”, fantasia, drama/comédia. Cinema. Inspirado na obra de Frankenstein, uma mulher, grávida, que tenta suicídio é resgatada. Ela estava morta, mas não seu bebê. Então um médico tira o cérebro da criança coloca na mulher. ‘Ressuscita’ a mesma e aí temos uma mulher com ‘cabeça’ de criança... Interessante, mas há um excesso de cenas de sexo.
“Vidas Passadas”, cinema, drama. Trata do encontro e desencontro de um casal, tempos depois, quando cada um já seguiu o seu caminho.
“Anatomia de uma queda”, cinema, drama. Um filme interessante sobre um sujeito que aparece morto na porta de casa e a principal suspeita é a mulher dele. Vários fatos apontam para uma relação em ruína, mas será o filho do casal que trará desfecho ao problema, ainda que uma dúvida permaneça no ar. Bom. Boas interpretações.
“Maestro” , cinebiografia, Netflix. Já tem comentário em nosso blog. Outro improvável ganhador... “Assassinos da Lua das Flores”, drama, Apple TV. Um belo filme de Scorsese sobre a real história de um grupo indígena americano que estava sendo morto pelos brancos que cobiçavam o petróleo de suas terras. Muito bom, boas interpretações.
Esses são os dez indicados a melhor
filme, mas uma série de outros filmes estão também indicados em outras
categorias. Agora é aguardar a premiação e esperar a chegada dos mesmos ao
serviço de streaming ou vê-los no cinema. Até a próxima sessão!
muito bom saber, alguns já me deram vontade de assistir 👏🏻👏🏻
ResponderExcluir