Religioso
“As Sandálias do
Pescador”, 1968. Direção: Michael Anderson. Inspirado numa obra fictícia de
mesmo nome, o bispo russo Kiril Pavloch Lakota é prisioneiro político na
Sibéria quando, após vinte anos, recebe a liberdade graças a um acordo de
premiê russo com o Vaticano. Ao chegar ao Vaticano, este é nomeado cardeal pelo
papa Pio XIII e irá lhe suceder na sede papal. A Rússia vive um momento de
crise internacional, com a iminência de uma invasão da China cuja enorme população
encontra-se faminta e desesperada. O novo papa, sem demora parte para tentar
mediar a crise entre a Rússia e a China. Concidentemente, dez anos depois, era
eleito João Paulo II, um papa não italiano e de um país comunista. Isso não
acontecia há mais de 400 anos. As cenas que mostram a chegada dos cardeais e as
multidões que se reúnem na praça de São Pedro foram tiradas de rolos de
notícias e outros filmes de arquivo que documentaram os eventos entre a morte
do Papa João XXIII e a eleição do Papa Paulo VI, em 1963. O filme oferece um
quadro bastante expressivo da corte pontifícia: as reuniões do papa com seus
colaboradores mais diretos; as recepções particulares nos salões do Vaticano;
as aparições na sacada do palácio; as solenes funções litúrgicas na basílica de
São Pedro. Três aspectos merecem destaque no filme: a tensão entre fé e
ciência; as relações entre religião e política; a discussão sobre as riquezas
da Igreja. O enredo também faz uma abordagem interessante a respeito da solidão
que envolve a vida do Santo Padre. Onde ver: Looke.
Comentários
Postar um comentário