Alejandro Gonzáles Iñarritu

 

Alejadro Gonzáles Iñarritu (1963- ). 
Disponível em: https://filmow.com/alejandro-g-inarritu-a62297/


 Nesse mês de junho revi alguns filmes desse diretor espanhol que tenho (3 em DVD), e andei buscando minhas anotações de outros que vi no cinema. Você pode saber muitas coisas sobre o mesmo no Google, quero apenas comentar brevemente os filmes que vi e recomendo por um particular olhar que o diretor tem sobre a vida humana com suas tragédias particulares e o entrelaçamento das histórias, como percebemos nos seus primeiros filmes. 

Amores Brutos, 2000 – Esse é o filme de estreia do diretor Alejandro Gonzáles Iñárritu, divido em três capítulos, com três histórias de amor diferentes que se tocam levemente sem interação direta. O único elemento comum está simbolizado pela presença de um cachorro (ou vários – Amores Perros), e dá dificuldade de concretizar esse amor. Muito bom (talvez alguns possam se chocar com algumas cenas de violência e briga entre cachorros...). Indicado ao Oscar e Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Filme no Festival de Cannes (Semana da Crítica). Onde ver: Amazon Prime Video. 

Trailer do filme Amores Brutos (2000).


Babel, 2006 - Um trágico acidente no Marrocos deflagra uma sucessão de eventos que irão ligar quatro grupos de pessoas, divididas por diferenças culturais e longas distâncias, compartilhando um destino que vai conectá-las definitivamente. Um grande elenco internacional compõe esse mosaico muito bem dirigido. Vencedor do globo de Ouro de melhor Filme. Oscar de melhor trilha sonora, Melhor diretor no Festival de Cannes. Onde ver: Telecine. 

Trailer do filme Babel (2006).


21 Gramas, 2003 – O título faz referência a um poema, como se o tal valor fosse o equivalente ao peso da alma, que se perde ao morrer ou que se leva, enquanto se vive. As vidas de três pessoas, um professor universitário, um ex-presidário e uma jovem mãe com um terrível passado, colidem inesperadamente nesse extraordinário suspense dramático. “Uma obra de extrema relevância, fascinante e definitivamente recomendável para quem busca qualidade” (CineWeb). Duas indicações ao Oscar e outras premiações em festivais e crítico. Onde ver: sem informações de streaming. 

Trailer do filme 21 Gramas (2003).


Biutiful, 2010. Nos traz a história de amor entre um pai e seus dois filhos. Ele vive envolvido em atividades ilegais, mas possui algumas características marcantes. Aqui o cineasta deixa a sua forma tradicional de contar história e parte para um drama linear, às vezes um pouco cansativo (147 min.). Ele descobre que estar com câncer de próstata que se alastra para os ossos e para o fígado, mas esconde dos seus. Ele tenta, então, acertar a situação das pessoas à sua volta, em especial dos filhos que estão prestes a perder o pai. Temos uma excelente interpretação de Javier Bardem. É considerado o seu filme menos bom. Prêmio Goya de melhor ator e outros menos conhecidos. Onde ver: Amazon Prime Video.

Trailer do filme Biutiful (2010).


Birdman (ou A Inesperada Virtude da Ignorância), 2015. Esse filme é uma crítica a indústria de cinema americano, ao contar a história de um ator que ficou conhecido por interpretar Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural. Mas depois de vinte anos sob o mesmo papel, ele se recusa a continuar interpretando o mesmo personagem e então sua carreira começa a decair. O pior é que a vida do personagem fictício coincide com atual situação do ator que o interpreta: Michael Keaton, ex Batman, há anos sem um papel relevante nas telonas. Ele parte para uma tentativa frustrada de reerguer sua carreira. A narrativa mistura verdade e ilusão. “Birdman é um filme lúdico que diz muito sobre o mundo atual, onde a fama é algo a ser conquistado a todo custo e a palavra perde cada vez mais espaço para a beleza de imagens vazias. Trata-se de um filme absolutamente crítico: a Hollywood, a Broadway, ao modus operandi do ramo do entretenimento, nos Estados Unidos e também em vários países (o Brasil inclusive), sem deixar de cutucar também a própria crítica profissional neste gigantesco mecanismo inflado pelo ego. Um filme para pensar e também para divertir, saboreando as preciosidades que Iñárritu espalhou ao longo de sua duração, seja com situações deliciosamente bizarras ou até meigas, onde o ritmo frenético diminui para ressaltar o brilho das atuações. Destaque para a brilhante analogia com os filmes de super-heróis, merecedora de aplausos em cena aberta” (Francisco Russo - Adoro Cinema). Oscar de Melhor Filme, Ator, Fotografia e muitos outros prêmios. Particularmente não considero seu melhor filme. Onde ver: Amazon Prime Video. Vale conferir e aguardar o próximo filme desse grande cineasta. 

Trailer do filme Birdman (ou A Inesperada Virtude da Ignorância).


 

Comentários

Outras postagens

Virgem Maria (2024)

Dica da semana:

Gladiador II

Luz, Câmara, Ação!

Ainda Estou Aqui (2024)

Animação:

A Substância

Drama: A Cor Púrpura (1986)

+ Netflix

Dramas: