Streamings no Oscar II

 

Esta semana saiu a lista dos filmes que vão concorrer ao Oscar. Todos os anos os críticos e comentaristas divergem em gostar ou não da direção que vai tomando o Oscar em suas escolhas, ‘torcendo o nariz’ para algumas indicações e lamentado outros não indicados. Enfim, segue sendo a premiação mais glamorosa e que faz mais ‘barulho’. Dos que havia mencionado anteriormente, ficaram de fora “Bar Doce Lar” (Prime) e “Identidade” (Netflix). Dois filmes receberam o maior número de indicações: “Ataque aos Cães” (Netflix), 12 indicações, comentado no artigo anterior e “Duna” (HBO Max), 10 indicações, uma ficção adaptada para o cinema pela 3ª vez, passada num futuro distante, entre planetas ‘confederados’ e com um líder comum que designa quem deverá ‘administrar’ o perigoso planeta que possui uma ‘especiaria’ desejada e necessária a todos. A paz só será restabelecida por uma figura messiânica (Paul Atreides). Este filme é só a primeira parte da obra em que se inspira sob a direção de Denis Villeneuve, que mesmo tendo o filme indicado a melhor filme, não foi indicado como diretor. 

Trailer do filme Duna.


Na HBO Max é possível também assistir outro indicado: “King Richard – Criando Campeãs” do diretor Reinaldo Marcus Green. A história real de um pai que acreditando no talento de suas duas filhas tenistas, Venus e Serena, estrelas americanas, enfrenta vários obstáculos para leva-las ao conhecimento e admiração do mundo dos esportes. Vale conferir, para conhecer. 

Trailer do filme King Richard - Criando Campeãs.


A Netflix, que mais tem indicados, tem também outros dois concorrentes:  “A Mão de Deus” de Paolo Sorrentino, que ainda não vi, mas trata de um jovem e sua convivência familiar. Só sei que tem a ver com as experiências do próprio diretor, me parece.... Tem também a animação “A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas, dirigido por Michael Rianda, que já comentamos aqui no nosso blog

Trailer do filme Mão de Deus.


A Disney Plus (streaming) vem também com vários indicados: “Encanto”, animação de Byron Howard e Jared Bush. Conta a história da família colombiana Madrigal, cuja vó, na fuga de sua terra, com três filhos recém-nascidos e tendo perdido o marido, foi ‘contemplada’ com uma casa repleta de magia e em torno dela um vilarejo. Seus filhos receberam dons especiais e também os filhos de seus filhos, mas Mirabel parece não ter sido favorecida com nada de especial até que toda essa magia está prestes a desaparecer; cabe a Mirabel fazer o possível para que isso não aconteça. Colorido, alegre e com uma bela trilha sonora, concorre em duas categorias, música e animação. “Luca” é a outra animação indicada, também com comentário em nosso blog“Raya e o Último Dragão”, animação de Carlos López Estrada e Don Hall. Essa história nos fala de um tempo em que humanos e dragões viviam em perfeita harmonia até o dia em que forças malignas ameaçaram a terra e os dragões se sacrificaram para salvar a humanidade. Tempos depois a terra é novamente ameaçada e caberá a jovem Raya buscar o lendário último dragão para restaurar a terra despedaçada e seu povo divido. Bonito. 

Trailer do filme Encanto.


Trailer do filme Raya e o último Dragão.


Três filmes do streaming Disney também concorrem em categorias menores: “Free Guy: Assumindo o Controle” de Shawn Levy (no Star Plus, a sessão ‘adulta’ da Disney). No mundo dos vídeos games cheio de coadjuvantes que serão mortos por jogadores reais, algo inesperado acontece: um dos personagens de um determinado game ganha autonomia e passa a transformar toda a situação. Do jogo para a vida real, vamos descobrir porque isso aconteceu. É nessa mistura que esse filme recheado de efeitos especiais ganha uma indicação. Divertido e com uma mensagem direcionada aos games violentos. “Cruela” de Craig Gillespie, foi indicado para maquiagem e cabelo. Nos conta a origem da personagem do filme “101 Dálmatas”, Estela, que após uma difícil caminhada ao reconhecimento no mundo da moda, acaba abraçando o seu lado rebelde e cruel. Interessante. Por fim temos “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis”, do diretor Destin Cretton, já comentado emnosso blog, que concorre na categoria de efeitos especiais, junto ao novo “Homem Aranha, sem volta para casa” (ainda não disponível em streaming). 


Trailer do filme Free Guy: Assumindo o Controle.


Trailer do filme Cruela.


Trailer do filme Homem Aranha, sem volta para casa.


O que não falta é onde conferir a lista completa dos indicados e os comentários dos YouTuber’s sobre todos os concorrentes. A premiação será em março, tempo suficiente para conferir tais indicações. 

Comentários

Outras postagens

Oscar 24

Ripley (2024):

Fargo, Uma Comédia de Erros

Duas dicas:

Comédia: “Antes de Partir”, 2007

Filmes Religiosos:

+ Netflix

Luz, Câmara, Ação!

Ficção/Ação:

A Sabiá, Sabiazinha (2021)