Oscar 2021 no Prime Video e Disney Plus
O serviço de streaming da Amazon, tem, a princípio, três concorrentes ao Oscar 2021. O primeiro é “O Som do Silêncio” (Sound of Metal). Direção: Darius Marder. Um jovem baterista de heavy metal começa a perceber sinais de perda de audição e não leva em conta a recomendação de evitar barulhos altos até que a perde completamente e aí vai em busca de uma cirurgia que lhe possa recuperar a audição, mas em suas condições, o que lhe aparece pelo caminho é possibilidade de aprender a viver como um surdo. Acompanhamos a sua trajetória de altos e baixos até sua descoberta final. Grande atuação do ator principal.
“Uma noite em Miami”. Direção: Regina King. O filme é uma adaptação de uma peça homônima, escrita por Kemp Powers, sobre um encontro que ninguém sabe se aconteceu, mas que tem toda força possível pra tomar nossa imaginação. Estão aqui presentes os quatro maiores ícones do movimento negro dos anos 1960: Malcom X, Cassius Clay, Sam Cooke e Jim Brown. Nesse encontro temos emoção, sentimento, medo, angústia. Há um sentimento de gratidão pelo que mudou graças a essas pessoas e deixa uma preocupação pelo que ainda não mudou. “Um filme poderoso, urgente, elegante, necessário, preciso” (Matheus Mans - Esquina da Cultura).
“Borat – Fita de Cinema Seguinte”. Direção: Jason Woliner. Como uma continuação, Borat é libertado em seu país de origem para uma nova missão: levar ao vice-presidente dos EUA um presente, para ‘limpar’ a má impressão deixada por Borat em sua última viagem. Esse falso documentário é um dos melhores retratos da sociedade estadunidense atual. Não só dela, mas do mundo que anda numa onda de retrocesso e conservadorismo. Tanto que o personagem cita personalidade de outros países, incluindo nosso país, que enfrentam lideranças e cidadãos tão questionáveis quanto os estadunidenses. As filmagens chegaram até o momento da pandemia. Concorre na categoria de melhor comédia.
Não esqueçam que a animação “Soul”, já
comentada aqui está também concorrendo ao Oscar de melhor animação pela Disney
Plus. E falando nesse streaming,
gostaria de recomendar “Mulan”, (direção de Niki Caro)
na sua versão live-action sobre a história de uma garota que
vai na contramão das tradições chinesas, fazendo passar-se por um guerreiro no
lugar do pai para servir no exército imperial na defesa do país dos invasores
do Norte. Esta versão tem uma forte conotação feminista, além de uma bela
fotografia junto aos efeitos especiais. Recomendado para esse 8 de março que se
aproxima.
Comentários
Postar um comentário