Postagens

Mostrando postagens de abril, 2023

A Lenda do Santo Beberrão (1988)

Imagem
  “A Lenda do Santo Beberrão”,  1988. Drama. Direção: Ermanno Olmi. Esse filme nos conta história de um mendigo, alcoólatra, que é abordado por um desconhecido que lhe oferece uma quantia em dinheiro para se restabelecer. Esse afirma ter sido agraciado por Sta. Terezinha e assim que puder deve devolver o mesmo valor no altar da santa. De um modo mais amplo podemos olhar esse filme como uma exaltação dos valores da solidariedade, da oportunidade, da recuperação da dignidade com relação ao ser humano. Mas sob o aspecto religioso, a história enfatiza a força da graça sobre a miséria do pecado, aqui no caso a bebida e sua dificuldade em abandoná-la. Assim acompanhamos a evolução psicológica do protagonista. O ritmo é lento, quase contemplativo.  Ganhou o ‘Leão de Ouro’ no Festival de Veneza. Onde ver:  Lumine. Cena do filme. Fonte: YouTube

Amém: Francisco Responde (2023)

Imagem
  “Amém: Francisco Responde” , 2023. Documentário – Direção Jordi Évole. Nesse documentário de mais de uma hora, o Papa Francisco conversa com dez jovens sobre aborto, pedofilia, identidade sexuais ou pornografia. O Papa se coloca numa atitude de escuta, pois a maioria não frequenta a Igreja ou se quer acredita em Deus. O filme foi gravado no verão do ano passado num espaço  coworking  nos arredores de Roma. É o Papa que lhes vai ao encontro. O diálogo entre Francisco e esses jovens podem nos deixar “escandalizados”, pois não há qualquer condenação do mesmo sobre os assuntos abertamente ali tratados. Ele segue a linha do acolhimento que teve Jesus e que marca seu pontificado, ainda que algumas colocações pareçam ir de encontro ao magistério da Igreja. Ele expressa seu pensamento e seu modo de ver a convivência humana em sua diversidade e seus dramas. Vale conferir, mas vá de cabeça aberta. Onde: Star +; YouTube.     

Série "A Vítima" (2019)

Imagem
  “A Vítima”,  2019. Série inglesa. Uma mãe está atrás do assassino de seu filho, um jovem que foi preso e após o período de detenção sai da prisão com uma nova identidade. Ela descobre quem possa ser esse indivíduo e publica uma foto do mesmo na rede, gerando uma série de situações que coloca em dúvida sua descoberta e destruindo a vida do acusado. A narrativa gera uma série de dúvidas e ficamos a questionar quem é a vítima e quem é o agressor. A série toma uma roupagem de filme de tribunal, enquanto acompanhamos o desdobrar das consequências da publicação nas redes do suposto assassino. Ótimas atuações. São apenas quatro capítulos em que podemos refletir sobre temas essenciais como perdão, arrependimento, segunda chance, vingança e obsessão. Vale conferir. Onde ver: Globoplay. Cartaz de divulgação da série.